domingo, 1 de abril de 2007

As variações do sobrenome no Brasil

Na pesquisa sobre a história da família Briatore no Brasil, a identificação da grafia original do sobrenome foi a maior barreira que encontrei. Nosso sobrenome sofreu alterações desde a chegada dos primeiros membros da família em agosto de 1875, e, nenhum dos sobrenomes atuais conserva a escrita original. Por outro lado, a análise destas variações me permitiu ligar distintas gerações da família. Hoje, com os dados que tenho, é possível identificar o grau de parentesco de quase todos os membros da família.
Um dos fatores que contribuiu para a alteração do sobrenome Briatore é que o governo imperial, através dos agentes colonizadores, promovia alterações nos costumes, na língua e também nos nomes dos imigrantes com a justificativa de facilitar a pronúncia e a escrita. Por outro lado, os membros da família Briatore que vieram para o Brasil só falavam italiano e a dificuldade em se comunicar com os escrivões brasileiros acabou gerando as seguintes variações do sobrenome: Briattore, Briattori, Briatori, Brilhadori, Brilhadore e Brilhador.
Na região norte do estado de São Paulo há pessoas com o sobrenome Brigliador, Brigliadore e Brigliadori. Mas, como existe a família Brigliadori na Itália, ainda não é possível dizer se estes sobrenomes têm origem do sobrenome Briatore.
Neste emaranhado de variações, a certeza da grafia só veio no início de 2007 quando descobri num documento assinado pelo avô Vittorio, no dia 20 de dezembro de 1875, a assinatura Briatore Vittorio. Ou seja, todos aqueles que tiverem a descendência do Vittorio, terão Briatore como grafia original do seu sobrenome.
Em breve estarei publicando uma árvore genealógica em que aparecem os membros das cinco gerações da família no Brasil. Com isso, os visitantes do blog, que porventura pertençam à família, poderão identificar sua ramificação e deixar seus nomes para serem incluidos na lista.

31 comentários:

  1. Vai fundo Geucimar-ar-ar-ar!

    ResponderExcluir
  2. ROBERTO CARLOS BRIGLIADORI19 de abril de 2007 às 11:12

    Meu pai chama-se JOÃO BRIGLIADORI, meu avô paterno chama-se RAFAEL BRIGLIADORI, nascido em Roma no ano de 1895, vindo para o Brasil no ano de 1898 com seus pais FRANCISCO BRIGLIADORI e MARIA MONTI BRIGLIADORI.

    ResponderExcluir
  3. Roberto, por volta do ano 1915, alguns membros da família Briatore receberam o sobrenome BRIGLIADORI, isto me faz pensar que pode haver ainda hoje no Brasil, pessoas de minha família com este sobrenome. Como você falou que sua geração vem de Roma, ela com certeza é distinta da minha geração brasileira que veio de Cuneo, mas é provável que sejamos de uma mesma família na Itália. Você tem mais informações sobre sua família na Itália? E sobre a origem do seu sobrenome, o que você sabe?

    ResponderExcluir
  4. Geucimar, parabéns pelo site e boa sorte com a pesquisa. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Michelle Brilhador Raetz20 de agosto de 2007 às 05:24

    Oieee!!!
    Não tem nome na árvore genealógica!!!
    :(

    ResponderExcluir
  6. Michele, a árvore da família está no site. Vc pode acessá-la através do menu em 'genealogia' ou por este link: www.briatore.net/genealogia.php

    ResponderExcluir
  7. marcelo ferreira da silva21 de maio de 2008 às 03:03

    sou neto de atilio grandizolli.filho de maria tereza grandizolli.gostaria de saber porque quando procuro pelo sobre nome grandizolli encontro apenas uma variação deste. ex: grandizoli ou briatori.na proxima vez verei se consigo o os nomes completos dos meus avós,a unica coisa que sei é que um dos dois nasceu em um navio.obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  8. [...] fosse a imagem acima acho que nunca imaginaria que ele já foi Briatore um dia. Pois é.  No blog Briatore.net o Giu descreve o desenvolvimento do seu apelido até chegar em Brilhador. Achei tão fantástica a [...]

    ResponderExcluir
  9. [...] a imagem acima acho que você nunca imaginaria que ele já foi Briatore um dia. Pois é.  No blog Briatore.net o Giu descreve o desenvolvimento do seu sobrenome até chegar em Brilhador. Achei tão fantástica [...]

    ResponderExcluir
  10. maria rosavitorio damasceno9 de novembro de 2008 às 10:22

    meu nome de solteira é maria rosa soares vitorio.o nome do meu pai é clarindo francisco vitorio,somos da bahia(canavieiras,ilheus,itabuna,camacã),meu avô paterno tinha fazenda de cacau,não sei o nome dele.acho esse sobrenome tão diferente,alis é um nome,pois costumam trocar o sobrenome por maria rosa vitoria,vitorina,etc.parabéns pela sua pesquisa

    ResponderExcluir
  11. andreilde fabiani.de.lima27 de dezembro de 2008 às 07:26

    me chamo andreilde sou bisneta dos grandizolli meuo veio da italia fugindo da segunda gerra mundial seu nome era PARêde grandizolli aguardo respostas dev vcs

    ResponderExcluir
  12. AUGUSTO ALVES DE CASTRO2 de janeiro de 2009 às 06:21

    BONITA PESQUISA. TODAS AS PESSOAS DEVERIAM EXAMINAR AS SUAS ORIGENS E PUBLICAR UM TRABALHO COMO O TEU. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Rober Carlos Vitório de Macedo nasci na Bahia e minha mãe disse que tinha parente italianos, será que tenho a ver com a família Briatori?

    ResponderExcluir
  14. marcelo ferreira da silva21 de janeiro de 2009 às 09:22

    Sou descendente dos Grandizolli que residiram por muito tempo na cidade de Ipaussu, meu avo Atilio Grandizolli já falecido deixou uma família bem grande. Mas, o que eu quero saber realmente, o que tem a ver os Grandizzolis com os Briatores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã que é Brilhador descendentes dos Briatores era casada com o Adilson Grandizoli,já falecido ele era filho do Sr Narciso Grandizoli de Sta Cruz realmente os de Ipaussu era todos parente dele e os filhos da minha irmã assinam Brilhador Grandizoli por isso aparece na árvore,Grandizoli também

      Excluir
  15. temos q nos encontramos e nos conheçermos p/ ver a familia é grande.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ueliton, fico contente que vc tenha visitado o site. Acho que temos que nos encontramos sim... eu ando bastante corrido com a faculdade, mas em breve quero estar livre pra continuar a publicar nossa história, tem bastante coisa pra falar.
    Mande notícias!
    Abraços,
    Geucimar Brilhador

    ResponderExcluir
  17. Geane Vitorio santos19 de maio de 2009 às 16:50

    meu nome é Geane Vitorio, sera que tenho algum parentesco com essa grande familia?
    Meu avo materno era negro e não entnedoa origem desse sobrenome que me parece de origem italiana.gostaria de respostas. obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Anna Maria Grandizoli12 de julho de 2009 às 10:38

    oi Marcelo... eu sou a Anna Maria Grandizoli, filha de Atilio Grandizoli Sobrinho... e tbm sou de Ipaussu.

    ResponderExcluir
  19. Oi Gui,

    vc sabe alguma informaçao sobre a familia Bin, que veio pro brasil em 1889, desceu em paranagua...
    ate mais
    valeu

    ResponderExcluir
  20. minha familia tem o sobrenome ioncik!
    ñ é tão dificil assim neh?

    ResponderExcluir
  21. Digite seu comentário aqui.
    sou Gezuino Rovides sou neto de Adelino Grandezolli e Maria Jacinta tenho poucas infomaçoes sobre a originalidade da familia sei que eram italianos. mas tbm estou interassado em colaborar para que fazemos uma historia desta nossa familia ITAPORANGA SP

    ResponderExcluir
  22. ola, sou de rib preto, minha familia nao consta ai...aqui vai: pai - Milton Jose Brigladori, avo pater - Antonio Brigliadori, bisavo pater - Salvador Brigliadori, tenho 7 tios no total. gostaria de incluir meus dados ai.

    ResponderExcluir
  23. Alda Helena Vitorio Monteiro28 de agosto de 2010 às 03:02

    Digite seu comentário aqui.
    Olá Giu, o sobrenome Votorio é de meu pai Durval Vitorio, filho de Amadeus Vitorio, que era negro, fato que para mim sempre foi muito curioso. Sei que meu bisavê foi escravo de uma fazenda no ES, e meu avô se casou com a filha do fazendeiro, Maria Rosa que foi desertada por esse motivo. Se souber de algo, me informe, tenho curiosidade sobre essa história.

    ResponderExcluir
  24. Para quem gosta do assunto, no link http://www.benzisobrenomes.com/nomes/princ.html existe um interessante dicionario de sobrenomes.

    ResponderExcluir
  25. Alan Augusto Brilhador20 de novembro de 2010 às 01:02

    Olá, parabéns pelo site e pela pesquisa de nossa família. Algumas histórias da família sempre ouvi, porém não com tanta riqueza como esta no site. Quem for da família e quiser me adicionar no msn fiquem a vontade alan_brilhador@hotmail.com, Abraços aos familiares

    ResponderExcluir
  26. Olá sou Lucas Brilhador Dias, dei uma olhada na arvore geneologica e vi q meu nome e de meus primos nao estao na lista.
    Sou filho de Eulira Brilhador e Edival Garcia Dias, neto de Ermelino Brilhador, bisneto de Anselmo Brilhador e tataraneto de Emílio Briatore .
    Parabéns pelo trabalho Geucimar Brilhador !!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia!!!!
    Este trabalho ainda existe? Seria interessante termos mais contatos com os Familiares.

    ResponderExcluir
  28. Olá meu nome Sueli Brilhadori filha de João Brilhadori neta de Romeu Brigliadori..

    ResponderExcluir
  29. Sou filha Ari briatori.. Nesta ovidia briatori, meus tios Jair e ataliba briatori, todos vivos.

    ResponderExcluir