Na pesquisa sobre a história da família Briatore no Brasil, a identificação da grafia original do sobrenome foi a maior barreira que encontrei. Nosso sobrenome sofreu alterações desde a chegada dos primeiros membros da família em agosto de 1875, e, nenhum dos sobrenomes atuais conserva a escrita original. Por outro lado, a análise destas variações me permitiu ligar distintas gerações da família. Hoje, com os dados que tenho, é possível identificar o grau de parentesco de quase todos os membros da família.
Um dos fatores que contribuiu para a alteração do sobrenome Briatore é que o governo imperial, através dos agentes colonizadores, promovia alterações nos costumes, na língua e também nos nomes dos imigrantes com a justificativa de facilitar a pronúncia e a escrita. Por outro lado, os membros da família Briatore que vieram para o Brasil só falavam italiano e a dificuldade em se comunicar com os escrivões brasileiros acabou gerando as seguintes variações do sobrenome: Briattore, Briattori, Briatori, Brilhadori, Brilhadore e Brilhador.
Na região norte do estado de São Paulo há pessoas com o sobrenome Brigliador, Brigliadore e Brigliadori. Mas, como existe a família Brigliadori na Itália, ainda não é possível dizer se estes sobrenomes têm origem do sobrenome Briatore.
Neste emaranhado de variações, a certeza da grafia só veio no início de 2007 quando descobri num documento assinado pelo avô Vittorio, no dia 20 de dezembro de 1875, a assinatura Briatore Vittorio. Ou seja, todos aqueles que tiverem a descendência do Vittorio, terão Briatore como grafia original do seu sobrenome.
Em breve estarei publicando uma árvore genealógica em que aparecem os membros das cinco gerações da família no Brasil. Com isso, os visitantes do blog, que porventura pertençam à família, poderão identificar sua ramificação e deixar seus nomes para serem incluidos na lista.
Vai fundo Geucimar-ar-ar-ar!
ResponderExcluirValeu Bernardo...
ResponderExcluirMeu pai chama-se JOÃO BRIGLIADORI, meu avô paterno chama-se RAFAEL BRIGLIADORI, nascido em Roma no ano de 1895, vindo para o Brasil no ano de 1898 com seus pais FRANCISCO BRIGLIADORI e MARIA MONTI BRIGLIADORI.
ResponderExcluirRoberto, por volta do ano 1915, alguns membros da família Briatore receberam o sobrenome BRIGLIADORI, isto me faz pensar que pode haver ainda hoje no Brasil, pessoas de minha família com este sobrenome. Como você falou que sua geração vem de Roma, ela com certeza é distinta da minha geração brasileira que veio de Cuneo, mas é provável que sejamos de uma mesma família na Itália. Você tem mais informações sobre sua família na Itália? E sobre a origem do seu sobrenome, o que você sabe?
ResponderExcluirGeucimar, parabéns pelo site e boa sorte com a pesquisa. Abraço!
ResponderExcluirOieee!!!
ResponderExcluirNão tem nome na árvore genealógica!!!
:(
Michele, a árvore da família está no site. Vc pode acessá-la através do menu em 'genealogia' ou por este link: www.briatore.net/genealogia.php
ResponderExcluirsou neto de atilio grandizolli.filho de maria tereza grandizolli.gostaria de saber porque quando procuro pelo sobre nome grandizolli encontro apenas uma variação deste. ex: grandizoli ou briatori.na proxima vez verei se consigo o os nomes completos dos meus avós,a unica coisa que sei é que um dos dois nasceu em um navio.obrigado pela atenção
ResponderExcluir[...] fosse a imagem acima acho que nunca imaginaria que ele já foi Briatore um dia. Pois é. No blog Briatore.net o Giu descreve o desenvolvimento do seu apelido até chegar em Brilhador. Achei tão fantástica a [...]
ResponderExcluir[...] a imagem acima acho que você nunca imaginaria que ele já foi Briatore um dia. Pois é. No blog Briatore.net o Giu descreve o desenvolvimento do seu sobrenome até chegar em Brilhador. Achei tão fantástica [...]
ResponderExcluirmeu nome de solteira é maria rosa soares vitorio.o nome do meu pai é clarindo francisco vitorio,somos da bahia(canavieiras,ilheus,itabuna,camacã),meu avô paterno tinha fazenda de cacau,não sei o nome dele.acho esse sobrenome tão diferente,alis é um nome,pois costumam trocar o sobrenome por maria rosa vitoria,vitorina,etc.parabéns pela sua pesquisa
ResponderExcluirme chamo andreilde sou bisneta dos grandizolli meuo veio da italia fugindo da segunda gerra mundial seu nome era PARêde grandizolli aguardo respostas dev vcs
ResponderExcluirBONITA PESQUISA. TODAS AS PESSOAS DEVERIAM EXAMINAR AS SUAS ORIGENS E PUBLICAR UM TRABALHO COMO O TEU. PARABÉNS
ResponderExcluirMeu nome é Rober Carlos Vitório de Macedo nasci na Bahia e minha mãe disse que tinha parente italianos, será que tenho a ver com a família Briatori?
ResponderExcluirSou descendente dos Grandizolli que residiram por muito tempo na cidade de Ipaussu, meu avo Atilio Grandizolli já falecido deixou uma família bem grande. Mas, o que eu quero saber realmente, o que tem a ver os Grandizzolis com os Briatores?
ResponderExcluirMinha irmã que é Brilhador descendentes dos Briatores era casada com o Adilson Grandizoli,já falecido ele era filho do Sr Narciso Grandizoli de Sta Cruz realmente os de Ipaussu era todos parente dele e os filhos da minha irmã assinam Brilhador Grandizoli por isso aparece na árvore,Grandizoli também
Excluirtemos q nos encontramos e nos conheçermos p/ ver a familia é grande.
ResponderExcluirOi Ueliton, fico contente que vc tenha visitado o site. Acho que temos que nos encontramos sim... eu ando bastante corrido com a faculdade, mas em breve quero estar livre pra continuar a publicar nossa história, tem bastante coisa pra falar.
ResponderExcluirMande notícias!
Abraços,
Geucimar Brilhador
meu nome é Geane Vitorio, sera que tenho algum parentesco com essa grande familia?
ResponderExcluirMeu avo materno era negro e não entnedoa origem desse sobrenome que me parece de origem italiana.gostaria de respostas. obrigada.
oi Marcelo... eu sou a Anna Maria Grandizoli, filha de Atilio Grandizoli Sobrinho... e tbm sou de Ipaussu.
ResponderExcluirOi Gui,
ResponderExcluirvc sabe alguma informaçao sobre a familia Bin, que veio pro brasil em 1889, desceu em paranagua...
ate mais
valeu
minha familia tem o sobrenome ioncik!
ResponderExcluirñ é tão dificil assim neh?
Digite seu comentário aqui.
ResponderExcluirsou Gezuino Rovides sou neto de Adelino Grandezolli e Maria Jacinta tenho poucas infomaçoes sobre a originalidade da familia sei que eram italianos. mas tbm estou interassado em colaborar para que fazemos uma historia desta nossa familia ITAPORANGA SP
ola, sou de rib preto, minha familia nao consta ai...aqui vai: pai - Milton Jose Brigladori, avo pater - Antonio Brigliadori, bisavo pater - Salvador Brigliadori, tenho 7 tios no total. gostaria de incluir meus dados ai.
ResponderExcluirDigite seu comentário aqui.
ResponderExcluirOlá Giu, o sobrenome Votorio é de meu pai Durval Vitorio, filho de Amadeus Vitorio, que era negro, fato que para mim sempre foi muito curioso. Sei que meu bisavê foi escravo de uma fazenda no ES, e meu avô se casou com a filha do fazendeiro, Maria Rosa que foi desertada por esse motivo. Se souber de algo, me informe, tenho curiosidade sobre essa história.
Para quem gosta do assunto, no link http://www.benzisobrenomes.com/nomes/princ.html existe um interessante dicionario de sobrenomes.
ResponderExcluirOlá, parabéns pelo site e pela pesquisa de nossa família. Algumas histórias da família sempre ouvi, porém não com tanta riqueza como esta no site. Quem for da família e quiser me adicionar no msn fiquem a vontade alan_brilhador@hotmail.com, Abraços aos familiares
ResponderExcluirOlá sou Lucas Brilhador Dias, dei uma olhada na arvore geneologica e vi q meu nome e de meus primos nao estao na lista.
ResponderExcluirSou filho de Eulira Brilhador e Edival Garcia Dias, neto de Ermelino Brilhador, bisneto de Anselmo Brilhador e tataraneto de Emílio Briatore .
Parabéns pelo trabalho Geucimar Brilhador !!
Bom dia!!!!
ResponderExcluirEste trabalho ainda existe? Seria interessante termos mais contatos com os Familiares.
Olá meu nome Sueli Brilhadori filha de João Brilhadori neta de Romeu Brigliadori..
ResponderExcluirSou filha Ari briatori.. Nesta ovidia briatori, meus tios Jair e ataliba briatori, todos vivos.
ResponderExcluir