domingo, 29 de julho de 2007

Lista de Imigrantes do vapor Ville de Santos de julho de 1875

Em 1870, com o fim da Guerra do Paraguai, o movimento abolicionista ganhou força no Brasil. Preocupado com a substituição da mão-de-obra escrava, o fazendeiro Pietro Tabachi, favorecendo-se do decreto 5295 do Governo Imperial de 31 de maio de 1873, fez intensa divulgação de oportunidades de trabalhos assalariados no Brasil em toda a região norte da Itália (Alta Itália) e parte da Austria. Simultaneamente, o Governo Imperial resolveu dar continuidade à colonização da região sul do país. Para isso, o Imperador D. Pedro II celebrou, em 30 de junho de 1874, com o Sr. Joaquim Caetano Pinto Junior um contrato para trazer 100 mil imigrantes europeus ao sul do Brasil num período de 10 anos. A primeira viagem de imigrantes foi feita pela expedição Tabachi em 3 de janeiro de 1874, do porto de Genova na Itália. Vieram no navio a vela de bandeira francesa, La Sofia, 386 italianos que foram contratados para trabalhar nas terras particulares de Pietro Tabachi, colônia Nova Trento, em Santa Cruz no Espírito Santo. Estes imigrantes, ao sentirem-se enganados pelo Sr. Pietro, acabaram se dispersando em diversas colônias da região. No dia 17 de abril de 1875, partia do porto de Havre na França, o navio francês Rivadávia, com a segunda leva de imigrantes da expedição Tabachi. A bordo do Rivadávia vieram 350 tiroleses, cuja lista de passageiros até hoje não foi encontrada. Estes imigrantes foram encaminhados para o Espírito Santo, onde fundaram com subsídios do Governo Imperial a colônia Santa Tereza.
Enfim, no dia 11 de junho de 1875, foram embarcados no vapor Ville de Santosem Marseille na França, 279 imigrantes com destino ao sul do país. Vieram nesta embarcação 216 tiroleses, 28 franceses, 31 italianos e 4 suiças.
Veja a declaração feita pelo agente de imigração em Marseille:
“Je soussigné TABIASCO, agent d’emigration à Marseille, declare avoir embarqué dans le vapeur Français VILLE DE SANTOS aller à RIO DE JANEIRO les passagers a dessous mentionnés pour le compte de M. JOAQUIM CAETANO PINTO JUNIOR, concessionnaire. Marseille 11 Juin 1875.”
“Eu abaixo assinado TABIASCO, agente de imigração em Marseille, declaro ter embarcado no vapor francês VILLE DE SANTOS com destino ao RIO DE JANEIRO os passageiros abaixo mencionados pela conta do concessionário Sr. JOAQUIM CAETANO PINTO JUNIOR. Marseille 11 de junho de 1875.”


Antes de vir para o Brasil, o navio Ville de Santos passou ainda pelo porto de Le Havre na França onde, provavelmente, foi carregado para seguir viagem no dia 18 de junho, chegando ao porto do Rio de Janeiro no dia 16 de julho de 1875.
“Je soussigné BUGAULT, commandant le vapeur VILLE DE SANTOS, reconnais avoir pris à mon bord les passagers ci-dessous mentionnés pour les conduire à RIO DE JANEIRO. Havre Le 18 Juin 1875.”
“Eu abaixo assinado BUGAULT, comandante do vapor VILLE DE SANTOS, reconheço ter colocado a meu bordo os passageiros abaixo mencionados para conduzi-los ao RIO DE JANEIRO. Le Havre 18 de junho de 1875.”
Não se sabe o destino de todos os imigrantes constantes nesta lista, mas como estes imigrantes vieram através do contrato com o Sr. Joaquim Caetano Pinto Junior cujo objetivo era povoar a região sul, é provável que todos eles tenham sido distribuídos pelas colônias do sul do país. Os membros da família Briatore que vieram no navio foram enviados para a Colônia Assungüy (Cerro Azul – PR).

75 comentários:

  1. Parabéns pelo site! A lista de imigrantes que partiram do Porto de Havre em 17/04/1875 está no site: http://www.portalitalia.com.br/historia/es/stateresa.asp Foi a primeira cidade fundada por italianos no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Ao transpor o endereço acima citado pela Fernanda, se o link não funcionar, será apenas o caso de eliminar o ponto no final.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Altemar, efetuei a correção no link (eliminação do ponto no final), agora ele está funcionando ok.

    ResponderExcluir
  4. Sedival Brilhador de Assis9 de agosto de 2007 às 01:54

    Oi Geucimar, como esta primo? gostei muito do seu trabalho, parabens,me mande um email que vou te enviar todos os nossos dados, ok...logo vou te fazer uma visita ai na sua casa, se Deus quiser, da um abraço na familia, estou no aguardo abraços...

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Sedival pela visita... fico muito agradecido. Estou enviando detalhes em sua conta de email. Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, parabéns pela iniciativa e excelente trabalho na tradução e disposição da lista de passageiros. Vocês estão ajudando a muitos a encontrarem os seus ancestrais.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  7. Renato "Noveletto" Machado9 de setembro de 2007 às 05:23

    Creio que irei sugerir a regiao do trentino/alto adige que, em nome das familias de todos os emigrantes do trento que entre os anos de 1874 e 1886 imigaram para santa catarina entrem com açao de reparaçao de danos historicos porque foi um engodo muito bem planejado o que o entao governo imperial fez com os nossos queridos bisavos, exploraram uma situaçao de miseria de um povo inteiro, mas ao que tudo indica, com a coninvencia da igreja catolico e do governo austro hungarico e do reino da italia. Prometer, uma vida nova em meio a uma selva, humida, perigosa, cruel.

    Renato Machado

    ResponderExcluir
  8. Danilo Antonio Farahum Coelho24 de setembro de 2007 às 00:56

    Eu ficaria muito grato se vocês me ajudarem a saber a origem do meu sobrenome farahum, mas não sei se antigamente era escrito dessa forma, ja pesquisei e nao achei nada, sei que meu bisavo chegou no Brasil quando criança o nome dele era Jacinto, ha tb comentarios que farahum é um lugar na Italia.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Danilo, embora o foco de nosso trabalho não seja a pesquisa de dados para terceiros, procuramos contribuir com todos aqueles que nos procuram passando um pouco da experiência que adquirimos em nossa pesquisa. Para mais informações envie email para geucimar@briatore.net

    ResponderExcluir
  10. Nossa adorei o que li e gostaria de Parabeniza-lo por este trabalho maravilhoso que e relatar todo sofrimento de nossos Antepassados .Moro em londres a 10 anos e eu e minha esposa (Sandra Molinari ) estamos a procura de informacoes a respeito de Antonio Molinari que veio na EXPEDICAO TABACCHI e vc tem a lista com o nome dele se puder passar qualquer informacao serei grato .
    Muito Obrigado .

    ResponderExcluir
  11. Rosana Adami Mattioda13 de maio de 2008 às 05:32

    Olá

    Execelente site.
    Minha família veio de Calliano Trento nesta mesma época.
    Só não consigo encontrar a lista de Passageiros.

    Nos comunicamos
    Um grande abraço
    João carlos e Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !
      A minha família também veio de Calliano, Família Monegaglia. também não encontro o navio ... Vocês já encontraram ?

      Excluir
    2. Bom dia !
      A minha família também veio de Calliano, Família Monegaglia. também não encontro o navio ... Vocês já encontraram ?

      Excluir
  12. minha familia veio da franca em um navio cargueiro nome do meu bisavo.claude giliet ainda nao encontrei a lista .quanto a familia felibois .estao tambem junto com a familia briatory em cerro azul antiga colonia assunguy . a familia felibois tem parentesco com a familia giliet .se tiver alguma informacao sobre a lista me ajude obrigado .

    ResponderExcluir
  13. Meus ascedentes estavam no vapor ville de santos e colonizaram com outras 19 familias ( 1a. leva)a cidade de Rodeio que pertencia a colonia Blumenau. Parabens pelo site!!!

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de encontrar alguns dados do meu avô que veio da Italia natural de Conciencia do Reino seu nome é Pedro Porto e não consigo encontrar na minha pesquisa pois sei que ele veio ao brasil por volta do ano de 1880 a 1900, se vocês souberem qualquer coisa entrem em contato comigo ficarei muito feliz.

    ResponderExcluir
  15. Queria agradecer ao amigo Geucimar pela felicidade de reconstruir mais um pedacinho da história de minha de minha familia. Na listagem do Ville de Santos, pouco acima dos Briatore há quatro GUIDUGLI, todos de um vilarejo chamado Montaltissimo (Comune di MOLAZZANA, Prov.Lucca). Imagino, pelo que você escreve, que eles tenham vindo com um "contrato" e que foram direcionados ou encaminhados a alguma fazenda ou colonia. Queria saber o destino inicial destes meus parentes. Você tem alguma sugestão de onde procurar? Obrigado novamente.

    ResponderExcluir
  16. Helton Bassi Filippini12 de dezembro de 2008 às 05:54

    Muito obrigado!
    Encontrei na lista do vapor Ville de Santos o embarque de meu Bisavô Luigi
    Filippini e seu Irmão Rafaele Filippini, vindos de Montaltissimo, no comune de Molazzana, Itália, e me parece que tinham algum parentesco com os Gidugli citados acima na mesma lista.

    ResponderExcluir
  17. Carlos Antonio Campani8 de janeiro de 2009 às 08:09

    Sou bisneto de LUdwig Campani ou Kampani). Sei que ele com sua esposa e filhos saíram de Insbruck (Austria)em janeiro de 1868. Porém, não consigo a data da chegada no Brasil, nem o nome do navio. Solicito informações.

    ResponderExcluir
  18. Necessito de informações dos seguintes sobrenomes: Gonoring, Hellmer, Schoepf e Picolner.
    Se constar em vosso banco de dados algum registro concernente aos nomes citados acima, favor entrar em contato.

    Grato, Alex Gonoring.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alex,

      Também procuro informações sobre a imigração da família Schoepf. Se possível ficaria grato pela sua ajuda.

      Obrigado,

      Eduardo Schoepf

      Excluir
  19. Prezados Senhores,

    Gostaria de saber se vocês possuem alguma imagem do navio "La Sofia". Ainda que não seja propriamente uma foto, mas uma gravura, um desenho ou uma pintura.
    Atenciosamente,

    José Luiz D'Amico
    filho de imigrante

    ResponderExcluir
  20. Paulo Roberto Gentil Horn23 de março de 2009 às 07:41

    Parabens pelo trabaho!!!!!!!
    Meu bisavô veio da França entre 1875 e 1885, seu nome era JEAN ROY e, foi para o "Campo dos Bugres" hoje Caxias do Sul.
    Não consigo saber em qual navio ele chegou e a data aproximada. Agradeço uma possível ajuda neste sentido.

    ResponderExcluir
  21. Paulo Roberto!

    Acho que o ideal é vc. começar procurando pela lista de passageiros, que chegaram nesse ano com destino Cxias do Sul, procure no arquivo nacional de Sao Paulo e Rio de Janeiro deve ter algum doc. , ok, tenha paciencia, outra possibilidade entrar contato com Dpto. Imigração de Caxias, com certeza tem registros dos imigrantes da época, ok? Boa sorte! Marilena.

    ResponderExcluir
  22. “ Jean Roy, 39 anos. Francisca (esposa), 39 anos. Anna, 14. Maria, 12. Armand, 8. Enri, 4. Procedência: França. Data da chegada – 30/9/1875. Nº 99 a 104. fl.4.” - Códice C.30 – Registro nº 1 – Labirinto – Registro Borrador dos Colonos do Núcleo Colonial do Governo aos Fundos da Nova Palmira. (Dados levantados por Carlos Antônio Campani/Carlos Gilberto Kayser)

    ResponderExcluir
  23. Paulo Roberto Gentil Horn31 de março de 2009 às 07:04

    FICO AGRADECIDO AO PESSOAL QUE ME AUXILIOU SOBRE INFORMAÇÕES DE MEUS ANTEPASSADOS FRANCESES. NÃO POSSUIA NENHUMA INFORMAÇÃO A RESPEITO DO NAVIO E DATA DE EMBARQUE.

    MUITO OBRIGADO! PAULO

    ResponderExcluir
  24. Renan Junior Isaltini1 de abril de 2009 às 13:01

    Meu bisavo Pedro Isaltini dos Santos Veio de Rimini para o Brasil em 1889 e nao consigo encontrar a lista do navio que ele veio por favor ajude me
    renanreporter@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. AIRTON DUTRA DALMAGRO14 de abril de 2009 às 08:50

    TENS A RELAÇAO DOS PASSAGEIROS DO VAPORES SCRIVIA, SAVOEI E HUMAYTA

    ResponderExcluir
  26. gostaria de saber se tem documento de "Nicola Gera" imigrante como faço? posteior a 1860

    ResponderExcluir
  27. Olá! Estou a procura de informações sobre meu bisavo chamado FELIX BOUVIER vindo da França em meados de 1880, não consegui localizar o seu nome em nenhuma lista de passageiros. Ele morava em Guaraqueçaba, litoral do Paraná. Por favor, se alguém puder me ajudar! Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Procuro ao menos uma foto do navio rivadavia se vc tiver poderia me enviar fico muito agradecido se puder abraço

    ResponderExcluir
  29. LEONARDO UTZIG NUNES19 de julho de 2009 às 05:36

    ESTOU TENTANDO JUNTAR DOC. P/ DUPLA CIDADANIA. NÃO ESTOU ENCONTRANDO LISTA PASSAGEIROS QUE CONSTE NOME UTZIG E O ANO. VIERAM PAIS E 4 FILHOS P/ BRASIL.ESTAIE PROCURANDO NOS EMIGRANTES ALEMÃES E NÃO ACHEI. AGORA ESTOU PROC. NOS AUSTRIACOS. SE PUDER ME DAR ALGUMA DIGA POR FAVOR.
    MINHA DESCENDENCIA EH 2 FAMILIAS AUSTRIACVAS OU ALEMÃS. TROCOURT / TROKOURT- E UTZIG.

    ResponderExcluir
  30. Por gentileza, peço que alguém me ajude a encontrar meus antepassados. A informação que tenho é que vieram de Marburg na Austria em 1889, desembarcando no porto de Santos. Meu Bisavô se chamava João Kroiss e seu pai também. Sua mãe tinha sobrenome Fidler ou Fider. Por gentileza, me ajudem. grata.

    ResponderExcluir
  31. Para ANA CLAUDIA
    COMENTÁRIO 32
    http://www.memorialdoimigrante.org.br/servicos/pesquisa/detalhe.asp?NLIVRO=093&NPAG=257&FAMILIA=78430&NOME=JOHANN+KROISS

    ResponderExcluir
  32. PARA ANA CLAUDIA
    http://www.memorialdoimigrante.org.br/servicos/pesquisa/detalhe.asp?NLIVRO=091&NPAG=272&FAMILIA=75650&NOME=SILVESTRE+FIDER
    ----

    ResponderExcluir
  33. PARA ANA CLAUDIA
    http://www.memorialdoimigrante.org.br/servicos/pesquisa/detalhe.asp?NLIVRO=026&NPAG=051&FAMILIA=00868&NOME=OSCAR+FIDLER

    ResponderExcluir
  34. ANA CLAUDIA
    http://www.memorialdoimigrante.org.br/servicos/pesquisa/detalhe.asp?NLIVRO=026&NPAG=099&FAMILIA=01709&NOME=HARRIS+FIDLER
    ------------

    ResponderExcluir
  35. PARA MARIA PAULA GERA
    http://www.memorialdoimigrante.org.br/servicos/pesquisa/detalhe.asp?NLIVRO=007&NPAG=029&FAMILIA=00416&NOME=NICOLO+GERA

    ResponderExcluir
  36. desejo saber ancestrais do sobrenome
    paim e do sobrenome pruch.
    rio grande do sul brasil

    ResponderExcluir
  37. fatima de jsus dla viola15 de novembro de 2009 às 03:54

    gostaria de encontrar afamilia na italia de quem vive lá de maria santo de princio de Justino Della Violla sobre nome Scomparin sobre nome Machia se alguein souber entre em contato

    ResponderExcluir
  38. Parabens mesmo pelo trabalho, e muito obrigado!
    doris

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de receber como resposta, se por ventura há algum austríaco que embarcou no mesmo com o sobre nome de SCLANOSVICH ou a relação de todas mulheres austríacas com o nome de Tereza! Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  40. meu avo veio de portugual p o porto de santos mais omenos no ano de 1920 a 1923 como faço pra achar preciso urgente.

    ResponderExcluir
  41. Procuro algo sobre meu avo Andrea Moz ele deve ter vindo pro Brasil em 1878

    ResponderExcluir
  42. Bom dia, estou montando minha árvore genealógica e tenho muita vontade de saber se era o bisavô " Manoel Antunes Belmont" ou tataravô que veio da França, Caso tenha alguma pista, me escreva. Adorei os comentários.
    Eliane

    ResponderExcluir
  43. sandra aparecida vannucci31 de dezembro de 2009 às 06:55

    Gostaria de saber quando os 1° imigrantes com o nome de Vannucci chegaram ao brasil.

    ResponderExcluir
  44. Estou procurando por informações sobre meu bisavô que veio da Itália, a partir de 1870. Seu nome é Francesco Donadio Blois casou-se no Brasil com Leopoldina Xavier Blois e se radicou em Valença, Rio de Janeiro, onde faleceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, eu também sou Blois. Me contate: matheusmacedo@hotmail.com

      Excluir
  45. Julio Cesar Giliet Coutinho11 de junho de 2010 às 10:51

    Gostaria de entrar em contato com o ozias giliet (comentario 12). Também sou giliet por parte de mae. meu bisavo também era Claude giliet... eu e minha mãe fizemos umas contas e acreditamos que ele chegou ao Brasil +- em 1850.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá . julio meu avo é guilherme giliet ja falecido a 34 anos faleceu em Dr Ulisses antiga vila branca ainda há muitos dos giliet em Dr Ulisses , senges,jaguariaiva ,e itarare sp . meu bisa é claude glodo giliet.bisa vó madalena Depetrís. ambos vieram da frança , giliet.ozias@hotmail.com. orkut ozias.giliet@hotmail.com. abraçao

      Excluir
  46. Gostaria de saber se alguem tem informacoes ou sabe onde encontrar elas sobre os primeiros imigrantes da familia Tomasi e se possivel seus descendentes.

    ResponderExcluir
  47. procuro por meu bisavo guilherme simancini italia bolonha navio ou vapor que viajou.

    ResponderExcluir
  48. Estou procurando informações a respeito de meu Bisavô Giovanni Battista Zambarda que desembarcou no Espirito Santo em 1871 e no Brasil passou a ser chamado de João Zambarda.Depois se radicou no RS

    ResponderExcluir
  49. luiz antonio vannucci22 de julho de 2010 às 05:21

    Meu avô veio ao Brasil por volta do final do século 19, porém, não como imigrante.
    Também gostaria de saber quando os 1os. imigrantes vieram para cá, da mesma forma que pergunta Sandra A.Vannucci. Aliás gostaria de saber se os Vannucci que hoje habitam essa terra vieram todos da Toscana. A bem da verdade, possuo um documento trazido por meu avô quando veio para o Brasil no qual consta um brasão de família e a origem do nome VANNUCCI. Posso dizer que dentre nossos antepassados encontra-se um famoso pintor italiano apelidado de 'PERUGINO'e cujo nome verdadeiro é Pietro Vannucci(existem pintutas dele no Vaticano e em várias partes da Itália). Ele é conhecido como o fundador da escola Umbria(Toscana).
    O sobrenome Vannucci nos anos 50/60 pouco aparecia e ora tenho visto muitas pessoas com o mesmo.Será que somos todos da mesma região(Toscana). Meus avós eram de Vorno-Lucca.

    ResponderExcluir
  50. procuro informações sobre meus antepassados,avô, chamava-se Leôni Romani acredito serem imigrantes italianos vindos 1835 em diante, se puderem fornecer alguma informação a mais fico grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuro meu irmão Getulio Romani + ou - 25anos morava em Dom Pedrito Rs.Sou Luiz A D Romani nosso pai chamava Waldemar Antonio Romani. Vou colocar meu contato luizromani31@yahoo.com.br.

      Excluir
  51. Sou descendente dos Boni, já estou com uma grande parte dos documentos todas as certidões dos bisnonos, Gioseppe Antonio Giovanni Batista Boni veio para o Brasil por volta de 1874, nasceu em 1870 no Tirol (Trentino)não consigo localizar o Navio, desembarcou em SC com mais ou menos 14 anos. Qualquer ajuda agradeço.
    Fernando Boni

    ResponderExcluir
  52. gostaria de saber sobre os decendente da famila bezutti

    ResponderExcluir
  53. Parabéns!!!
    gostaria de encontrar algum registro do meu trisavô q veio da França ali por volta de 1850 a 1875
    sei q ele era irmão gemeo de Alexandre
    Aleixo França q era o nome do meu trisavô ele participou da guerra do paraguai tinha ate uma espada com nossa familia + ela desapareceu com um de meus parent fico mt satisfeito se encontrar alguma coisa a reseito disso..
    o velho aleixo participou da guerra e veio pra Ilicínea mg (distrito de boa esperança mg q antigamente era congonhas de dores da boa esperança mg comarca do rio das mortes bispado de mariana)Aleixo casou-se com uma tal candinha q parece q ela era da familia Barbosa tiveram 7 filhos entre eles meu bisavô Severiano Pereira França

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta data vieram da França muitos da região de Boudeaux, Gironda porém nunca vi uma lista de nomes. Sobre a participação na Guerra, sorte dele ter sobrevivido. Meu antepassado também tinha uma espada e também, dizem era francês, nunca encontrei registros ... boa sorte

      Excluir
  54. Meu tataravo chamava-se Domenico Tomasoni seu filho PRIMUS TOMASONI(meu bisavo) veio para o Brasil.Gostaria de saber em que navio e ano.Quero fazer um blog da Familia Tomazoni. Por favor me ajudem.Abraços Arlete

    ResponderExcluir
  55. não ficou claro, eu queria saber:
    DE QUE REGIAO VIERAM OS AUTRIACOS, ONDE CHEGARAM NO BRASIL, QUANDO E QUE ATIVIDADES ECONOMICAS SE DEDICARAM!!!!

    ResponderExcluir
  56. procuro pela lista de passageiros ou qualquer documento da epoca quando meus ancestrais vieram da italia e desambarcaram no porto de santos entre 1875 a 1888 trata-se de meu avô amadeus cazasin sua esposa era angela quioratto sou muito grato a quem puder me ajudar nesta procura contato : sauhisa@yahoo.com.br abç.

    ResponderExcluir
  57. Bom meu avô Garibalde Serra nasceu numa colonia em Minas Gerais em 1907, seus pais se chamavam Serra Affonso e Amália Gabriella. Estou incansavelmente tentando achar informações sobre meus bisavós italianos mas os sobrenomes deles não são muito fáceis de encontrar. Segui várias dicas de várias pessoas que já encontraram mas ainda não tive sucesso. O objetivo de minha pesquisa é escrever um livro da história de meu avô começando pela história de seus pais e a vinda deles para o brasil. Se alguém puder me ajudar. Desde já GraTTo!!!
    Haphael Yosydan
    rafael.maritimo@hotmail.com
    55(21)2676-4156

    ResponderExcluir
  58. ONDE VOCE CONSEGUIU ESSA LISTA? ESTOU PROCURANDO A DA MINHA AVÓ, TENHO TUDO, NOME DO NAVIO, DATA... SO NAO SEI ONDE CONSEGUIR ESTE DOC...ELA EMBARCOU NO PORTO DE GENOVA EM UM NAVIO FRANCES CHAMADO ALSINA EM MAIO DE 1931.. GRATO MICHEL

    michelfernandojp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se vc puder ir ao Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, vc poderá consultar as listas de passageiros pessoalmente. Caso contrário vc pode solicitar por carta ou e-mail diretamente pelo site: http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=8

      Excluir
  59. Serei muito grato a quem possa ajudar-me...
    Meu avô Graziano Facchini veio para o Brasil com outro primo por volta de 1874 à 1885, vindo da região/ província de Mantova ( Sustinente/ Magnacvalo (norte da Italia?) chegando ao Porto de Santos,posteriormente se estabelecendo em São José dos Campos/ SP. O que procuro de fato é saber para onde foram o primo e um outro que desembarcou no Rio de Janeiro.
    Grato...Ronaldo Graciano Facchini.
    ronaldo.facchini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. POR FAVOR ME AJUDESM A ENCONTRAR A ORIGEM DE MEU AVO ETTORE VIVIANI

    ResponderExcluir
  61. Procuro a Familia MONEGAGLIA , que veio de Calliano - Tr, não consigo encontrar o Navio nem data de chegada, alguém pode me ajudar ? Não encontrei nos Arquivos do Rio de Janeiro. Vieram por volte de 1880/1885

    ResponderExcluir
  62. Procuro a Familia MONEGAGLIA , que veio de Calliano - Tr, não consigo encontrar o Navio nem data de chegada, alguém pode me ajudar ? Não encontrei nos Arquivos do Rio de Janeiro. Vieram por volte de 1880/1885

    ResponderExcluir
  63. Procuro meu tataravô que veio com a familia para o Brasil em 1875, só achei registro da chegada dele em Bento Gonçalves em 24/12/1875, não consigo achar registro de entrada e nem da onde ele veio. Ele se chamava Cristóforo Ambrosi e a esposa era Orsola Bernaba, os filhos eram Guerrino, Pietro e Fortunato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tente no arquivo nacional, SIAN, fazer cadastro, e, Fundos/Coleções - Pesquisa Multinível, BR RJANRIO 3D, BR RJANRIO 3D - inspetoria geral das terras e colonização - Fundo,
      BR RJANRIO 3D.RPV - Relações de passageiros em vapores, boa sorte

      Excluir
  64. Boa Noite, sou descendente da família Negrini, que veio de Mantova-Itália- para o Rio Grande do Sul, procuro por maiores informções sobre PRIMO NEGRINI casado com ADELINA NEGRINI, (H)ERMINIO NEGRINI e ERMELINDO NEGRINI.
    Meu email: alaornazale@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. boa tarde a todos, estou trabalhando com busca de documentos na Itália, caso necessite de alguma ajuda, meu email sidneyvidal@gmail.com. abraços.

    ResponderExcluir