sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Os tiroleses da embarcação Ville de Santos

Antes de publicar a lista de passageiros do vapor Ville de Santos na internet, eu passava horas imaginando para onde teriam ido os 216 tiroleses que vieram no navio. Enfim, depois de muito trabalho para transcrever os nomes do microfilme, no dia 30 de julho deste ano consegui publicar a lista completa.

Em conseqüência disso, há poucos dias tive o prazer de conhecer Gelmires Danna, cujos avôs também vieram no navio (veja os nomes na lista). Com ele, fiquei sabendo que grande parte dos tiroleses, que chegaram no Ville de Santos em 16 de julho de 1875, rumaram para a região de Rodeio-SC.
Na publicação Blumenau em Cadernos, apresentada por ele, pude ver o nome de vários outros passageiros da embarcação. Ele ainda me ajudou na correção de vários nomes da lista de passageiros. A seguir algumas palavras do Gelmires:

“A família Danna, de origem humilde como a maioria dos trentinos, teria surgido no Piemonte. Gaspare de Telve, que viveu em Trento, região italiana dominada pelos austríacos, foi o patriarca da família Danna, que há muitas gerações habita Castelnuovo, uma pequena e antiga comuna já povoada desde os tempos do Império Romano.
A vila, juntamente com seu castelo, foi destruída pelos vicentinos em 1385. Reconstruída, a comuna foi novamente destruída, na Batalha de Ortigara, durante a Primeira Guerra Mundial, trazendo muito sofrimento aos castelnuovati que continuaram na região. No entanto, a população ficou muito reduzida com a emigração em massa que ocorreu para América.
Em maio de 1875 membros da família Danna saíram de Castelnuovo com destino ao Brasil. Ao aportar, dirigiram-se para o Sul, juntamentre com as famílias Andreatta, Facchini, Fontana, Lunelli e outras. Estas famílias ajudaram a fundar a cidade de Rodeio-SC.
Nos anos seguintes habitaram Jaraguá do Sul, Blumenau e Joinville em Santa Catarina. Também ocuparam Caxias do Sul no Rio Grande do Sul e fazendas de café em Sorocaba, Ribeirão Preto, Terra Roxa e Jacutinga no interior de São Paulo.”


Interessados em saber mais detalhes podem consultar a Federação dos Círculos Trentinos do Brasil.

12 comentários:

  1. Bom dia.

    Estava buscando minhas origens quando encontrei o belissimo texto
    que voces publicaram.Eu nasci em Rodeio em 1965, mas fui morar em Ascurra, em 1980 mudei-me para Florianópolis. Estou buscando dados de Mosé Nazari que chegou em Aquidabam (Hoje município de Apiuna)
    por volta de 1875, não consigo encontrar lista de imigrantes italianos que consta dados da famílis NAZARI, como Provicia, comune etc.
    Gostaria de saber se vocês podem me ajudar com alguma informação.

    Agradeço antecipadamente.

    Abraços a todos.

    José Arcanjo Nazari

    ResponderExcluir
  2. Adelia Malinowski Salles15 de fevereiro de 2008 às 08:41

    Geucimar parabens pelo belissímo trabalho. Cheguei até ele quando procurava dados sobre a Familia Frainer, uma prima de minha mãe Amabile Maria Montemezzo (Antenore Montemezzo e Adeli Sassi), pertencente aos Sassi casou com um Frainer, segui fazendo, ou melhor copiando a genealogia dos Frainer pois sou uma apaixonada por esta arte.
    Mais uma vez meus parabens!
    "Quando vc procura teus antepassados é sinal de que vc tem orgulho da tua origem."
    Até mais.
    Adélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber como faço para adquirir o livro Nossas Raizes .Agradeço desde já

      Excluir
  3. Nilso Marcelino Dana22 de julho de 2008 às 14:59

    Olá!!!
    Fiquei muito feliz em encontrar aqui quase tudo sobre a origem de minha familia "Danna".
    Nasci e moro em JARAGUÁ DO SUL-SC, tenho 52 anos, filho de Ricardo Dana, neto de Natale B G. Danna e bisneto de Giovani Danna.
    Também no mesmo navio veio minha avó Angela Fachini filha de Felice Fachini e Maria Anna Andreatta, ambas as familias receberam e foram os primeiros moradores de Rideio-SC, sendo que meus avös vieram com um ano de idade e após casarem mudaram para JARAGUÁ DO SUL-SC, comprando terras em Retorcida distrito que hoje é chamado de Nereu Ramos e Bairro Ribeirão Grande do Norte.
    Coloco-me a disposição para receber e prestar mais informações, ficando desde já agradecido.
    Um Abraço a todos e
    Saudações Trentinas

    Nilso Marcelino Dana (47)3371-1815

    ResponderExcluir
  4. Vildo Sergio Dana de Souza Junior23 de dezembro de 2009 às 06:53

    Fico contente de encontrar informações sobre a origem do meu sobrenome e de onde vieram meus antepassados.Isso reforça ainda mais as histórias que eu ouvia de meus avós quando menino, que meus bisavós teriam vindo da Itália e coisa assim, mas sempre era tudo muito vago, agora com essas informações fica bem mais esclarecidas as minhas duvidas sobre a origem de meu sobrenome e até mesmo da minha origem.
    Filho de Vildo Sergio Dana de Souza e neto de Sebastião Dana de Souza, provavelmente sou descendente dos Dana que vieram para a região de Ribeirão Preto, pois moro, nasci e me criei em Guaíra que fica perto desta cidade no interior de SP.
    Se algum "parente" de mesmo sobrenome ver esta mensagem gostaria que entrasse em contato por e mail para trocarmos informções.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Parabens, e muito obrigado sou filha de uma Frainer e tenho cidadania pelo lado do meu pai mas quando meus filhos fizeram o trabalho da familia no colegio somente tinha chegado até meu bisavô que migrou para Veranopolis em 1886 ou 1887 e buscava informações nos navios deste ano, não sabia que toda a familia havia migrado no Villa de Santos em 1875 e fundado Rodeio.
    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  6. Fiquei interessada no comentário do Sr. Dana porque ele cita o sobrenome da minha avó que estou procurando datos faz tempo "Maria Fachini". Sei que era do interior de S.Paulo. Minha mae dizia que eram tiroleses, mas nao sei de que lugar da Italia sao. Tenho muito pocos dados. Minha avó se casou com Joao Berce, que era tbm italiano,mas nao sei de que lugar de Italia sao. Uma das minhas bisavós se chamava Angela Fracatore. Se alguém sabe de alguma coisa me interessa muito fazer a genealogia da minha mae. Desde já agradeco qualquer informacao. Até mais. Maria Martins

    ResponderExcluir
  7. Estou pesquisando os descendentes de meu bisavo Giacomo Anesi, ele teve sua filha mais velha Orsola casada em Rodeio com Alessio Pietro Frainer e a seguir foram morar em Veranopolis,Ja consegui o nome de seus 13 filhos porem me falta dados de seus casamentos e o nascimento de seus filhos , netos, etc
    Acredito que a Ana L.Abruzzi seja descendente de Alessio e Orsola,Ja estou com o trabalho bem adiantado,estou na estaca zero com as familias de Alessio Frainer e Orsola e de seu irmão Francesco que casou com em Rodeio com Maria, irmã da Orsola .
    Agradeço todas as informações possiveis, pois pretendo agilizar e imprimir nosso livro da familia e se possivel fazer o encontro da familia.
    Fone: 47-3324-0506 ou 9918-3333

    ResponderExcluir
  8. Resposta a Danil Anesi

    Conforme dados divulgados pelo Briatore somos descendentes dos pioneiros das 20 primeiras famílias fundadoras de Rodeio-SC. Sou trisneta de Guerino, bisneta de Giacintho.
    Os irmãos Frainer casaram-se com passageiros do mesmo navio, moradores do Caminho do Rodeio e trentinos. Domenica casou-se com Domenico Pacher (passageiro nº107), Alessio com Orsola Anesi, irmã de Maria Anesi que casou com Francesco Quirino. Maria Speranza casou-se com Emanuelle Stiz(passageiro nº140), posteriormente Amabile casou-se com Guiseppe Longo(passageiro nº174).
    Giacinto e seu irmão mais velho Alessio a procura de novas terras, acredita-se que em meados de 1886, tenha se transferido para então nova colônia de Alfredo Chaves.
    Assim, os irmãos Domenica, Francesco , Maria Speranza e Amabile permaneceram em Rodeio-SC e Alessio, Giacinto e Mathilde, casada com Giuseppe Menegon, fixaram-se em Veranopolis-RS.

    Ana Lucia Abruzzi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, minha esposa é bisneta de Mathilde, casada com Giuseppe Menegon, que fixaram-se em Veranopolis-RS. Para o processo de obtenção de cidadania, precisamos saber o locla e data de nascimento de Giuseppe Menegon, poderia nos ajudar?

      Excluir
  9. Estou procurando fazer a ávore geneológica da família MONTEMEZZO, mas não estou conseguindo dados sufecentes para isso, sei que tem bastente com esse sobrenome, mas se alguém quiser me ajudar mande por e-mail (im_2468@hotmail.com). Agradeço muito. Se alguém já fez a árvore favor entrar em contato, (54)3519 6807 / (54)8138 7570). Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Estou buscando informações sobre Giuseppe Sassi (ou José Sassi), marmoreiro, imigrante italiano vindo para o Brasil nos fins de 1800, não sei ao certo o ano nem o navio. Estabeleceu-se no Rio Grande do Sul, mas não sei ao certo se foi em Bagé ou outra localidade. Já contava com aproximadamente 50 anos quando veio, e no Brasil casou-se com Balbina Marques, com quem teve um filho, Lucrecio Italo Sassi. Se alguém puder ajudar, fico muito grata.

    ResponderExcluir